Equipes do Bota Fora recolhem materiais e auxiliam no combate a dengue

 Equipes do Bota Fora recolhem materiais e auxiliam no combate a dengue

A prevenção de focos teve ênfase com trajeto no setor norte

 

Dois caminhões realizam o trabalho de recolhimento de móveis e outros itens descartados como forma de prevenção de focos do mosquito Aedes Aegypti. A prevenção ainda é a melhor forma de reduzir o índice de casos e no município uma das ações é o recolhimento de materiais que possam ser focos do mosquito transmissor. De acordo com a secretaria municipal de saúde em 2018 foram contabilizadas 619 notificações, com 81 confirmações. O programa bota fora é regular, intensificando o trajeto no período onde há maior probabilidade de infestação, que é nos meses chuvosos, entre novembro e fevereiro.

 

Nossa equipe de reportagem acompanhou o percurso nos bairros do setor norte, como Ana Antonia, João Bosco Teixeira, e Pão de Açúcar IV. Na rua Antonio Augusto Neto, dentro de uma piscina, foram encontradas grande quantidade de latas, garrafas pet, brinquedos, e em poças de água, larvas do transmissor da dengue.

 

A temperatura mais elevada e a chegada das chuvas recorrentes são fatores que favorecem a proliferação do vetor de transmissão. O mosquito leva de 7 a 10 dias para passar do ovo para a fase adulta. Por isso o ideal é manter possíveis focos, como vasos de planta, sempre limpos.

 

No automóvel do Bota Fora itens que o caminhão de lixo não recolhe como móveis danificados ou quebrados, bicicletas, e ferragens, exceto materiais recicláveis como papelão e isopor, e o entulho de construção civil. A mobilização da população é fundamental para o controle da dengue, zika e chikungunya. O ideal é eliminar recipientes que podem servir para acúmulo de água. Cerca de 80% dos focos estão dentro das residências. A fêmea do mosquito é quem deposita os ovos na parede interna dos reservatórios, que podem permanecer viáveis por aproximadamente um ano.

 

“O trabalho é contínuo. Nós passamos um dia antes nas ruas do bairro selecionado avisando aos moradores a data e horário que a equipe do Bota Fora estará no local recolhendo inutilizáveis. São duas equipes fazendo o trabalho, de segunda a sexta feira, pela manhã e tarde”, explica a educadora em Saúde, Edna Marcia dos Santos.

Outras Notícias