Emoção descreveu a premiação do concurso de redação

 Emoção descreveu a premiação do concurso de redação

“As escolas são a democracia”, disse Valter Hugo Mãe

 

Emocionado e quase sem palavras, Valter Hugo Mãe encerrou o prêmio Maria Amália Dumont com discurso sobre a importância das escolas nas vidas das pessoas e sobre como é importante estimular a literatura, a leitura e a imaginação. No palco Tauane Pereira Silva, vencedora da categoria de 15 a 18 anos, não segurou as lágrimas e foi a responsável por emocionar todos os presentes. Ela tem 17 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio na escola estadual Vasco Santos. Na redação “Sem fronteiras”, escreveu que os livros são um mundo com mundos dentro.

Tauane Pereira Silva

Já na categoria de 12 a 14 anos, o vencedor foi Paulo Fernando Borges Fagundes, de 14 anos, do 9º ano da escola estadual Luiz Antônio Correa de Oliveira. Escreveu a redação “Nosso mar de surpresas”, e citou no texto Dom Quixote de La Mancha, comparando a imaginação a águas de um rio. “A imaginação flui como as águas de um rio e a leitura é o leme que leva sua mente, como um barco, a deslumbrar dessas águas. Estes pilares constroem a mente e a encantam, tangendo-a ao suspense, ao romance, à aventura e todos os demais gêneros erguidos com eles”, diz um trecho.

Paulo Fernando Borges Fagundes, familiares e professores

Ariana Emanuelly Martins dos Santos da Silva foi a pequena grande vencedora da categoria 9 a 11 anos. A redação “Ler, viver e imaginar” encantou a todos com a sinceridade da menina, que se compara a Alice e que sonha em conhecer o País das Maravilhas. “Por tudo isso, a leitura é muito importante na minha vida! Ela me leva a sonhar e acreditar no impossível. Acreditar num mundo melhor, cheio de magia e fantasia, diferente da realidade em que vivemos e é nesse mundo que quero estar”, finaliza na redação.

Ariana Emanuelly Martins dos Santos da Silva

Os primeiros lugares receberam o troféu e o prêmio no valor de R$ 1 mil reais, o segundo R$ 700 e o terceiro ao quinto ganharam certificado de participação. Neste ano, os textos elaborados pelos alunos partiram do tema “Literatura, leitura e imaginação”, o mesmo do 8º Festival Literário de Araxá. 36 escolas participarem, envolvendo mais de 14 mil alunos.

Outras Notícias