Eleições 2020: Justiça Eleitoral realiza audiência de auditoria das urnas

 Eleições 2020: Justiça Eleitoral realiza audiência de auditoria das urnas

 

Cada urna tem um número de série que é associado ao número de uma seção eleitoral. Eu, Janaína Silva, fui a jornalista escolhida para selecionar uma seção de Araxá e outra de Tapira, e elas foram utilizadas na audiência de auditoria das urnas eleitorais. O promotor eleitoral, Fabio Valera, falou da tamanha importância do procedimento realizado por servidores do TRE e acompanhado por ele, chefe interino do Cartório Eleitoral, Juiz Eleitoral, e fiscalizado por representantes dos partidos políticos e órgãos de imprensa.

 

A verificação é detalhadamente como ocorrerá no dia das eleições para escolha de prefeito e vereadores.

São feitos testes de funcionamento de todas as teclas da urna e do terminal do mesário, testes de áudio, vídeo e da impressora que gera a zerésima e boletim de urna. Também são realizados, por amostragem, testes de votação com os candidatos reais, para checar o funcionamento do sistema. As urnas eletrônicas são programadas para funcionarem somente no dia 15 de novembro, a partir das 6h, quando os mesários começam a preparar a seção eleitoral e emitem a zerésima. Após realizadas todas as etapas, os equipamentos recebem diversos lacres, que garantem a inviolabilidade até a data da votação.

 

O juiz eleitoral em Araxá e Tapira detalha como está o andamento do pleito 2020 até o momento. “Está tranquilo. Tivemos poucas ocorrências de transgressões e processos, muitos por propaganda irregular, sobretudo na internet e no horário eleitoral gratuito na televisão e rádio”, disse Renato Zupo.

Outras Notícias