Educação em Tempo Integral começa em 500 escolas

 Educação em Tempo Integral começa em 500 escolas

No segundo semestre, mais 25 mil vagas serão retomadas

Em todo o estado, 500 escolas estaduais desenvolverão as atividades da educação integral no primeiro semestre de 2019. Serão atendidos 30.675 estudantes do ensino fundamental. O critério para a seleção das escolas é o indicador de Nível Socioeconômico das Escolas (Inse) até o Nível III, apontado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir da participação dos estudantes na Prova Brasil. Fazem parte os alunos com renda familiar mensal de até 1,5 salários mínimos.

 

Todas as escolas estaduais que iniciaram as atividades na segunda-feira, 7 de maio, receberam da secretaria de estado de Educação um documento orientador. O currículo para 2019 foi reestruturado a partir da perspectiva de 07 campos de integração curriculares: Acompanhamento Pedagógico (Obrigatório); Educação para a Cidadania (Obrigatório); Projeto de Pesquisa e Inovação Tecnológica; Esporte e Lazer; Cultura e Artes; Memória e História das comunidades tradicionais; Educação Ambiental e Agroecologia.

 

As escolas adotarão um currículo que expande a carga horária mínima, em 20 horas aulas semanais, no contra turno. Assim, os componentes curriculares correspondentes à Base Nacional Curricular Comum serão ofertados em um turno e no contra turno as unidades realizarão a parte flexível do currículo.

 

Esse será o primeiro ano que Ana Carolina Pereira participará da educação em tempo integral na escola. “Eu acho a escola muito legal e quero muito ficar o dia inteiro para fazer as atividades. Gosto muito de ouvir historinhas”, afirma a aluna do 1º ano do ensino fundamental.

 

No próximo semestre, mais 25 mil vagas serão retomadas.

Outras Notícias