Dia mundial da Alimentação trata da escolha dos alimentos

 Dia mundial da Alimentação trata da escolha dos alimentos

 

Comer bem é fundamental para a saúde, bem-estar físico e mental e para a prevenção e tratamento de doenças. O consumo diário de saladas garante a ingestão de nutrientes essenciais para o organismo. Seguir uma alimentação balanceada, que contemple os diferentes elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do corpo: esse tem sido um dos desafios da vida moderna. Em meio à rotina, muitas vezes corrida, nem sempre esse papel fundamental dos alimentos para o bem-estar é levado em conta. Para trazer essa discussão à tona e promover uma reflexão, em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.

 

De maneira geral, para toda a população, a recomendação é seguir as orientações apresentadas no Guia Alimentar para a População Brasileira. No entanto, é importante destacar algumas particularidades pertinentes a algumas faixas etárias específicas. Na primeira infância, recomenda-se que a amamentação seja exclusiva até os 06 meses de vida, sendo que, após essa fase, deve-se introduzir, de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno até 02 anos de idade ou mais. A idade escolar também é considerada uma fase importante para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Ainda que na adolescência seja comum que as preferências estejam voltadas para alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes, é fundamental que seja incentivado o consumo de comida saudável e a experimentação de novos alimentos.

 

Já os idosos podem possuir demandas nutricionais específicas, devido a alterações fisiológicas e características da idade. Por isso é importante fazer as adequações necessárias no cardápio com a finalidade de prevenir doenças e melhorar a saúde. Estar atento aos rótulos dos produtos é um hábito que contribui para manutenção de uma nutrição adequada, já que o conhecimento dessas informações auxilia o consumidor a fazer escolhas mais conscientes.

 

Tendo em mente as diferentes demandas da vida moderna, muitas pessoas ainda usam a falta de tempo como justificativa para uma alimentação desregrada. Para esses casos destaca-se a importância de adquirir ou aperfeiçoar habilidades culinárias. Planejar as compras de alimentos e ingredientes, organizar a despensa doméstica e definir previamente o que vai se comer ao longo da semana são atitudes que também ajudam na tarefa.

Outras Notícias