Detran-MG efetiva implantação de placas Mercosul

 Detran-MG efetiva implantação de placas Mercosul

Reprodução

 

O novo modelo de Placa de Identificação Veicular (PIV) torna-se obrigatório a partir desta sexta-feira, 21/02. A efetivação acontece após a adequação do sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) que aconteceu do dia 14 ao dia 17 de fevereiro. De acordo com o órgão, o novo sistema está permitindo várias operações, como transferências e primeiro emplacamento. Contudo, a impressão do documento está condicionada à fabricação da PIV, que segue um controle rigoroso.

 

Nesta quinta-feira, 20, uma das empresas estampadoras passou a operar e a fabricar o novo modelo de placa, possibilitando a complementação do processo. Outras duas empresas, em Araxá, aguardam a publicação do credenciamento e uma está em fase de ajuste de documentação. De acordo com o delegado de trânsito, Renato Alcino Vieira, “o sistema está sendo constantemente corrigido para resolver as inconsistências, o que é normal, natural de mudanças dessa magnitude”.

 

Em Araxá circulam aproximadamente 70 mil veículos. No entanto, a obrigatoriedade envolve apenas o primeiro emplacamento, mudança de município ou unidade federativa e em casos de danos, roubo, furto ou quebra do lacre. A placa será vendida diretamente na empresa, não mais através do Detran. O valor não é fixo e pode variar no mercado.

Outras Notícias