Determinação sobre reabertura do comércio em Araxá será divulgada sexta-feira, 11/09

 Determinação sobre reabertura do comércio em Araxá será divulgada sexta-feira, 11/09

 

O Grupo Executivo do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes Covid-19), avaliou as demandas dos setores e a possibilidade de adaptação sanitária dos equipamentos culturais e naturais de Minas Gerais. O governador Romeu Zema ressaltou que “já estamos observando um cenário mais controlado da pandemia em Minas Gerais e, com isso, será possível liberarmos algumas atividades. Agora, as macrorregiões que estiverem na onda amarela poderão retomar parcialmente as atividades culturais, desde que estejam dentro dos protocolos de segurança. Assim, museus, parques estaduais e outros patrimônios do Estado poderão ser visitados novamente”, afirmou.

 

Zema também destacou que o Comitê Executivo Covid-19 decidiu, em reunião nesta quarta-feira (09/09), pelo avanço da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul para a onda verde (região que Araxá está inserida), após avaliar que a localidade possui índices controlados da doença e uma quantidade suficiente de leitos disponíveis. “Fico muito satisfeito que mais uma macrorregião, que inclui as cidades de Iturama, Frutal e Uberaba, possa ir para a onda verde. Isso reflete uma posição de segurança na localidade em relação à pandemia. Mas ainda temos regiões na onda vermelha, o que nos causa preocupação. Por isso, precisamos levar adiante todas as medidas de prevenção; elas continuam sendo extremamente importantes. O uso de máscara, o distanciamento e a higienização são fundamentais”, ressaltou.

 

Todas as mudanças definidas pelo Comitê passam a valer no próximo sábado (12/09), após publicação no Diário Oficial.

 

Municípios. Até ontem, quarta-feira (09/09), 73% dos municípios mineiros (622) aderiram ao plano Minas Consciente, impactando quase 14 milhões de pessoas. Araxá não aderiu ao programa, mas segue as diretrizes determinadas pelo Ministério Público mineiro para as cidades que não aderem ao Minas Consciente. Entre as 732 cidades com menos de 30 mil habitantes, 435 apresentaram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Assim, elas estão autorizadas a avançar automaticamente para a onda amarela do plano, independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas.

 

Onda verde. As macrorregiões Norte e Triângulo do Sul (a qual Araxá pertence) apresentaram quadros controlados da doença após passarem 28 dias na onda amarela e, por isso, avançaram para a onda verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. São eles: – Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo; – Cinemas; – Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê; – Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca; – Bares com entretenimento (shows e espetáculos); – Serviços de colocação de piercings e tatuagens. Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

 

O decreto com as alterações no funcionamento de segmentos como o comércio lojista em Araxá será divulgado nesta sexta-feira, dia 11 de setembro, no Diário Oficial do Município de Araxá (DOMA).

Outras Notícias