Desafios de envelhecer foi tema de conferência municipal

 Desafios de envelhecer foi tema de conferência municipal

Propostas para pessoas com mais de 60 anos foram analisadas

 

Como chegar na faixa etária 60+ tendo qualidade de vida, usufruindo das políticas públicas e sendo ativo na cidade? Esse foi um dos objetivos da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida na cidade na terça-feira, 30/04, um dia em que a sociedade, entidades do terceiro setor e poder público reuniram para avaliar e discutir as ações desenvolvidas no município.

 

O evento com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, contou com as presenças da promotora de justiça, Mara Lúcia Silva Dourado; do secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha; da presidente do Conselho do Idoso, Miriam Antoin Karam Lemos; secretários, representantes das entidades que desenvolvem projetos para a melhor idade, idosos e comunidade.

 

Aracely de Paula, prefeito de Araxá, ressaltou que para falar dos direitos é importante lembrar a contribuição que os idosos já deram e continuam dando para o município. “Essa Conferência é uma saudação e um agradecimento aos idosos. Eu vejo esse evento com o sentimento de que o idoso muitas vezes tem mais a oferecer do que a receber. Agradeço e cumprimento aqueles que cuidam da sensibilidade que essa faixa etária requer, uma vez que ela é importantíssima para o equilíbrio e aprendizado da cidade de Araxá”, pronunciou.

O evento é uma normativa federal, onde o município tem como prerrogativa parar um dia para discutir e avaliar melhorias nos projetos voltados para os idosos. Em 2018 quase R$ 8 milhões foram repassados para as entidades que desenvolveram projetos que oferecem qualidade e condição de vida para as pessoas de 60 ou mais. Na ocasião foram escolhidos os delegados que representarão o Araxá na Conferência Estadual e também os representantes não governamentais do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Outras Notícias