Definido cronograma de atividades para comemorar os 190 anos da Câmara Municipal

 Definido cronograma de atividades para comemorar os 190 anos da Câmara Municipal

Vereadores com prefeito Robson Magela e vice-prefeito Mauro Chaves no dia da posse – Foto: Ascom Câmara Municipal

Criada em 13 de outubro de 1831, a Câmara Municipal completa 190 anos em 2021. Para comemorar o feito, o Legislativo de Araxá prepara ações envolvendo os 15 vereadores da atual legislatura e comunidade de um modo geral. Na próxima semana, a cidade vai ter uma reunião solene programada para quarta-feira, 13, no plenário Guilherme Gotelip Neto, às 13h. Mesmo com essa atividade, a Câmara mantém a reunião ordinária a ser realizada às 14h da mesma data devido ao feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida.

Depois, a Câmara abre as portas no sábado, 16, para o Dia D de emissão de carteira de identidade em realização conjunta do Legislativo com a Polícia Civil. Além dessas atividades, os vereadores participam da reunião ordinária que ocorre normalmente a partir das 14 horas, só de quarta-feira por causa do feriado de Nossa Senhora de Aparecida. Mais informações abaixo:

Foto: Ascom Câmara Municipal de Araxá


História

A Câmara Municipal de Araxá foi criada em 13 de outubro de 1831. Constituir a Câmara era uma das exigências para que a cidade conquistasse a condição de vila, além de outros requisitos como possuir um fórum e uma cadeia. Atendidas essas obrigações formou-se a Vila de São Domingos de Araxá.

Com a criação da Câmara, todas as questões relacionadas à administração e criação de leis da Vila ficavam sob a responsabilidade dos vereadores. A Câmara atuou, portanto, como Legislativo e Executivo por quase um século (entre 1831 e 1915).

Com a criação da Prefeitura, em 1915, ocorreu a divisão dos dois poderes, mas ambos permaneceram no mesmo espaço físico até 1977 quando a Prefeitura mudou-se para sede própria.

Até o ano de 2011 a Câmara ocupava o prédio quase bicentenário situado na Praça Coronel José Adolpho nº 9, o antigo casarão é tombado como patrimônio histórico cultural através da Lei Orgânica do Município (art. 201, 1990). Oficialmente o prédio é batizado de Palácio Vereador Nagib Feres, em homenagem ao então vereador que faleceu aos 51 anos enquanto discursava na tribuna durante a última reunião ordinária de 1977.

Com o crescimento da cidade e do número de habitantes e consequente ampliação dos trabalhos dos vereadores foi necessária a construção de uma nova sede, onde a Câmara está instalada atualmente. O prédio, situado na Av. João Paulo II, nº 1200, bairro: Guilhermina Vieira Chaer, foi inaugurado no dia 22 de julho de 2011 e possui 1,5 m quadrados de área construída, espaço para 15 gabinetes, plenário com capacidade para 80 pessoas e estacionamento.

Trecho retirado do site https://www.araxa.mg.leg.br/institucional/historia

Outras Notícias