Definida campanha eleitoral do Conselho Tutelar

 Definida campanha eleitoral do Conselho Tutelar

Escolha será através de votação em urna eletrônica

 

Uma reunião com candidatos a conselheiros tutelares em Araxá aconteceu para apresentação das regras da campanha eleitoral. Os 14 candidatos poderão pedir votos junto à comunidade no período que vai de 09 de agosto a 05 de outubro. A votação será no dia 06 de outubro, das 8h às 17h no Centro Universitário do Planalto de Araxá. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cristiane Gonçalves Pereira, informou que os candidatos escolheram os números e nomes a serem trabalhados na campanha e receberam informações sobre regras e vedações do período eleitoral.

 

“O CT [Conselho Tutelar] é um órgão de referência para todas as problemáticas envolvendo crianças e adolescentes, então a comunidade tem que se engajar e conhecer os candidatos a fundo para escolher aquele que melhor poder representar a sociedade nessa cadeira”, explicou Cristiane.

 

O uso da urna eletrônica é uma novidade, sendo o processo semelhante aos demais e o candidato não pode oferecer nenhum benefício para o eleitor. São 05 vagas para titulares e os demais ficarão como suplentes, sendo escolhidos os que obtiverem o maior número de votos.

 

A promotora Mara Lúcia Silva Dourado, Curadora da Infância e da Juventude, informou que o Ministério Público é fiscal do processo e salientou que o Conselho Tutelar é um órgão extremamente importante na rede de atenção à infância, sendo a porta de entrada das denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. A chefe do Cartório Eleitoral, Alcineia Suely de Sales, adiantou que dos 853 municípios de Minas Gerais, apenas 32 terão o processo de votação com a utilização da urna eletrônica e Araxá é um deles. O eleitorado vai ser distribuído em 20 seções.

 

“O sistema de votação eletrônico é um dos mais avançados do mundo, apresenta diversas vantagens como a segurança do voto, a transparência de todo o processo e agilidade da apuração”, detalha Alcineia. Em Araxá estarão aptos a votar eleitores com o título em situação regular, inscritos até o dia 05 de julho de 2019. Para votar será necessário apresentar título de eleitor e um documento de identidade com foto.

Outras Notícias