Covid-19: setor de bares e restaurantes reúne com Comitê

 Covid-19: setor de bares e restaurantes reúne com Comitê

 

Após o anúncio da mudança da determinação de funcionamento de bares e restaurantes em Araxá, mudando pela permissão do atendimento ao público de segunda-feira a domingo, de 11h às 23h para o serviço apenas de delivery e retirada no balcão, conforme informamos pelo decreto na sexta-feira, dia 16/10/2020. Após a divulgação da decisão o presidente do SINDHORB (Sindicato Patronal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Araxá), Mário Marques, reuniu com empresários do segmento na cidade, e definiram o que seria feito quanto ao fechamento do atendimento ao público por 15 dias, período de 19/10 a 02/11.

 

O grupo decidiu após o encontro, que teve a presença de 40 representantes de estabelecimentos, definiu três etapas para prosseguirem em relação ao fechamento dos setores de responsabilidade do Sindicato: Plano A – buscar o diálogo com o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Araxá e apresentar um plano de ação e fiscalização, de forma que os infratores deverão ser punidos de forma individualizada, garantindo assim o funcionamento daqueles que estão trabalhando de forma correta. Plano B – não havendo o atendimento ao Plano A, o Sindicato irá entrar com uma Liminar Judicial, requerendo a derrubada do Decreto para que possam reabrir e discutir a melhor forma com o Comitê. Plano C – a realização de um protesto popular onde prevê organizar um protesto pacífico e exigir a reabertura imediata, após este ato, dialogar com o Comitê local. O Comitê fez um esclarecimento público quanto à decisão:

 

Esclarecimento Público

As medidas restritivas tomadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 relacionadas ao fechamento temporário de bares e restaurantes visam à proteção da saúde das famílias araxaenses.  Proteção à vida do cidadão. O Comitê, mais uma vez, tomou uma decisão com base em orientações dos profissionais de saúde, com base em dados efetivos sobre o comportamento do vírus em nossa cidade, sua incidência e a curva de contágio. Há duas semanas o Comitê se reuniu com o presidente do Sindicato Patronal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, empresário Mário Marques, informando a ele sobre relaxamento do setor com as medidas preventivas de combate ao Coronavírus. Na mesma reunião, o presidente garantiu a convocação de representantes dos setores para elaboração de um Plano de Contingência normatizando o funcionamento dos bares e restaurantes o qual, posteriormente, seria remetido ao Comitê. Até a última reunião, em 14/10, não tínhamos recebido o Plano de Contingência. Além disso, considerando o aumento de ocupação nos leitos de UTI, atingido 70% da sua disponibilidade, afastamento de profissionais de saúde devido contaminação pelo vírus e a falta de profissionais no mercado para atender a demanda do sistema, o Comitê se viu obrigado tomar a medida de fechamento dos bares e restaurantes nos próximos 15 dias, prazo limite, podendo considerar a reabertura antes, caso a situação volte à normalidade. A curva de contágio, em Araxá, está ascendente e somente o distanciamento social e as medidas de segurança (uso de máscara e higienização com álcool em gel) podem contribuir para redução do contágio coletivo. Hoje, 16 de outubro, após publicação do Decreto Municipal, os responsáveis pela categoria entraram em contato a Secretaria de Saúde para informar que até segunda-feira, 26/10, apresentarão oficialmente o Plano de Contingência. No mais, consideramos um absurdo e falta de respeito com o cidadão uma ação protetiva ser usada com finalidade eleitoreira.

Secretaria Municipal de Saúde

Comitê de Enfrentamento do COVID-19

 

Agendado para às 15 horas desta segunda-feira, 19/10, aconteceu uma reunião virtual entre seis empresários e o presidente do SINDHORB em que foi informado que o decreto poderá ser revogado. No decorrer do final de semana alguns empresários realizaram um protesto com cartazes e dizeres de repúdio a decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na fachada dos empreendimentos de bares e restaurantes.

Outras Notícias