Consumidor vai desembolsar quase R$ 200 com presentes

 Consumidor vai desembolsar quase R$ 200 com presentes

Acréscimo previsto de 3,8% em vendas no dia das Mães

 

Considerado pelo varejo nacional o Natal do primeiro semestre, o dia das Mães, deve registrar aumento real, descontada a inflação, de 3,8% no volume de vendas, em comparação a 2018. A estimativa foi traçada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, CNC. Esse é o terceiro ano consecutivo de alta do faturamento do varejo brasileiro na data.

 

Roupas, calçados e acessórios devem ser os líderes de venda neste ano aponta outra pesquisa, da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em conjunto com Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Instituições que apontam que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,1 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

 

A pesquisa ainda revela que no dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%), cosméticos (23%) e chocolates (19%). O ranking ainda é formado por flores (15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%). Já os itens de tíquete médio mais elevado e, que pesam mais no orçamento, aparecem com menos força, como celulares (10%), eletrônicos (10%) e eletrodomésticos (8%).

 

Em média, cada cliente deve adquirir entre um e dois presentes e apenas 37% dos entrevistados vão consultar a presenteada para descobrir o que ela deseja ganhar. Em cada dez compradores, quatro (38%) devem gastar na faixa de R$ 75 a R$ 150 com os presentes. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 198,79, cifra superior à média constatada no ano passado, que era de R$ 152,98, o que representa uma alta de 24%, já descontada a inflação acumulada no período.

 

De acordo com o levantamento, os entrevistados têm a intenção de presentear não apenas as próprias mães (72%), como também as esposas (17%), sogras (16%), irmãs (11%), a mãe dos filhos (9%) e as avós (8%).

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