Comunidade conhece eixos em Pré Conferência de Saúde

 Comunidade conhece eixos em Pré Conferência de Saúde

Reuniões preparatórias são realizadas na Prefeitura

Dias 22, 26 e 29 de março foram escolhidos para que a comunidade e funcionários da rede municipal de saúde conheçam os três eixos que serão trabalhados na Conferência Municipal de Saúde, realizada em 5 de abril de 2019. Durante esses três dias a comunidade pode conhecer os temas que serão trabalhados no encontro no próximo mês. As reuniões preparatórias são realizadas pela Secretaria de Saúde de Araxá e o Conselho Municipal de Saúde.

 

A proposta é levar a informação para todas as pessoas que vão participar da Conferência, sugerindo melhorias e mudanças para a saúde nas esferas municipal, estadual e federal. Cada dia, um eixo é trabalhado com a comunidade, dando tempo para a pessoa sair dos encontros vendo o que a saúde do município oferece, e conhecendo as responsabilidades do Estado e da União.

O primeiro encontro, realizado na sexta-feira (22/03) foi discutida a “Saúde como direito”. Os participantes avaliaram até que ponto vai o nosso direito, onde achamos que não estamos sendo respeitados, como melhorar a assistência em determinada área. Na terça-feira, 26, o assunto será “Consolidação dos Princípios do SUS”, para que as pessoas entendam o que o Sistema oferece e como funciona, quais mudanças devem ser propostas. Na sexta-feira, 29, a abordagem vai ser o eixo “Financiamento adequado e suficiente do SUS”.

 

As Pré-conferências começam às 8h, no auditório da sede do Poder Executivo, na avenida João Paulo II. No dia 5 de abril, será promovida a 9ª Conferência Municipal de Saúde, no Clube Araxá. A comunidade deve se inscrever das 7h às 8h, as discussões serão promovidas até às 18h, com votação de propostas e escolha dos representantes para a etapa estadual.

Outras Notícias