Certifica Minas inclui hortaliças, mel e ovo caipira

 Certifica Minas inclui hortaliças, mel e ovo caipira

 

O Programa Certifica Minas está incluindo em seu portfólio mais três produtos, sendo eles hortaliças, mel e ovo caipira. O processo de certificação foi iniciado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O reconhecimento desses produtos, e que faz parte do Programa Certifica Minas, é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Além destes três produtos, o Estado passa a oferecer a emissão de 14 selos específicos para cada item contemplado no Programa Certifica Minas. São eles: algodão, azeite, cachaça, café, carne bovina, frango caipira, frutas, leite, produtos vegetais sem agrotóxicos (SAT), queijo minas artesanal, ovo caipira, mel e hortaliças.

 

As auditorias do IMA verificam condições sanitárias adequadas, fertilização do solo, área de cultivo, manejo das pragas e doenças, instalação e armazenamento. Depois disso, o produto é atestado com relação à gestão do processo produtivo, às boas práticas agrícolas, à responsabilidade social e à sustentabilidade ambiental e econômica. De acordo com o engenheiro agrônomo Rogério Fernandes, “isso torna o produto mais competitivo, considerando que os consumidores estão cada vez mais exigentes”.

 

A adesão ao Certifica Minas é voluntária. O produtor deve possuir inscrição estadual em Minas Gerais, requerer ao IMA a adesão ao produto ou ao segmento de seu interesse, assinar o contrato e receber auditorias nos empreendimentos, além do pagamento das taxas de certificação, quando aplicáveis. O selo de certificação tem validade de um ano, podendo ser renovado, de acordo com o interesse do produtor, após novas auditorias do IMA. Pessoas que trabalham com agricultura familiar têm adesão gratuita ao programa.

 

Outras Notícias