Cerca de 50% das crianças já foram vacinadas contra a pólio em Araxá

 Cerca de 50% das crianças já foram vacinadas contra a pólio em Araxá

 

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, no dia 05 de outubro até ontem (26/10), cerca de 2.500 crianças (50%) foram vacinadas contra a poliomielite em Araxá. A campanha segue até esta sexta-feira, dia 30 de outubro, e em Minas Gerais há uma estimativa de 1.034.782 crianças na faixa de idade de 1 ano a menores de 5 anos que fazem parte do público prioritário. Erradicada no Brasil desde 1990, a poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – ainda é um desafio global. Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais reforça a importância da vacinação e dos cuidados para manter a eliminação da doença no estado e no país. Com a certificação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 1994, o Brasil foi considerado área livre de circulação do poliovírus Selvagem.

 

Em Araxá esta semana uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde percorre as comunidades na zona rural para imunizar esse público de crianças e adolescentes. A cada dia os profissionais estão em uma escola da zona rural aguardando os pais com a caderneta de vacina em mãos para a atualização das doses.

 

A recomendação do Ministério da Saúde aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país. A campanha nacional ocorre junto com a campanha de multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta última são ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

 

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de MG, Josianne Gusmão, a vacinação é a única forma de manter a poliomielite erradicada no país. “A doença é prevenida por meio da vacinação. Por isso é importante manter os altos índices de cobertura vacinal, o que é conseguido com a Vacina Inativa de Poliomielite (VIP), administrada em 3 doses, sendo a 1ª em crianças com 2 meses de idade, a 2ª em crianças com 4 meses e a 3ª dose em crianças com 6 meses. O reforço da vacina é realizado por meio da Vacina Oral Poliomielite (VOP), em 2 doses. A 1ª aos 15 meses e a 2ª dose aos 4 anos”, salientou a coordenadora.

Outras Notícias