Censo 2020 oferece 107 vagas em Araxá

 Censo 2020 oferece 107 vagas em Araxá

Reprodução/FAEP

 

O processo seletivo para o Censo 2020 foi iniciado nesta quinta-feira, 05/03, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 200 mil vagas temporárias em todo país para os cargos de agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores, ambos de nível médio, e para recenseadores, que exige nível fundamental. Em Araxá, são 107 vagas, sendo duas para agentes censitários municipais, 12 para agentes censitários supervisores e 93 vagas para recenseadores, de acordo com Munira Zehuri, do IBGE Araxá.

 

As inscrições, que começaram ontem, vão até 24 de março e são feitas somente pela internet, pelo site da organizadora do Processo Seletivo, Cebraspe. A taxa, no valor de R$ 35,80 para as funções de nível médio e de R$ 23,61 para recenseador, pode ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet. O trabalho será na coleta de informações do Censo 2020, com entrevistas aos moradores de todos os domicílios do país. A duração prevista dos contratos será de três meses, com possibilidade de renovação em caso de necessidades do IBGE e de acordo com a disponibilidade orçamentária. Os profissionais terão direito a férias e 13º salários proporcionais. Não há restrição para quem já prestou serviço temporário para o IBGE ou outros órgãos públicos.

 

Para os cargos de agente censitário a prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório será no dia 17/05, com dez questões de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico quantitativo, cinco de ética no serviço público, 15 de noções de administração em situações gerenciais e 20 questões de conhecimentos técnicos. Os candidatos a recenseadores farão a prova no dia 24 de maio, também de objetiva e de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de língua portuguesa, 10 de matemática, cinco sobre ética no serviço público e 25 questões de conhecimentos técnicos.

Outras Notícias