Campanha Novembro Roxo sensibiliza para prematuridade

 Campanha Novembro Roxo sensibiliza para prematuridade

 

Em comemoração à semana da prematuridade o Centro de Atendimento à Criança iniciou dia 26 de novembro a série de atividades do movimento Novembro Roxo. A palestra “Vida a dois, após o nascimento dos filhos” foi voltada para estudantes de enfermagem, fisioterapia e psicologia, e famílias atendidas pelo grupo de estimulação precoce na Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (FAMA). A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil. Um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Um em cada 10 bebês nasce antes dos 09 meses de gestação.

 

É considerado prematuro o bebê que nasce antes das 37 semanas de gestação – sendo prematuro moderado ou tardio o bebê nascido entre 31 e 36 semanas e 06 dias; e prematuro extremo o que nasce entre 24 e 30 semanas de idade gestacional. A estudante Talita Canuto participou da palestra para se preparar para cuidar melhor do filho com mais instrução. Desde 2008, o Dia Mundial da Prematuridade é celebrado em 17 de novembro. Por isso, o mês é dedicado à conscientização para a causa. A cor roxa foi escolhida por ser símbolo de sensibilidade e individualidade, além de significar transmutação, mudança.

 

Segundo relatório de 2018 de uma coalizão global que inclui o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 30 milhões de bebês em todo o mundo nascem cedo demais, pequenos demais ou adoecem a cada ano. O documento ainda afirma que, sem tratamento especializado, muitos recém-nascidos em risco não sobrevivem ao primeiro mês de vida. A campanha é um alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como prevenir e informar sobre as consequências do nascimento antecipado. Nesta quarta-feira, 27/11, a programação continua no auditório do CAC com outras duas palestras: Autoritarismo X Permissividade, Gentileza X Firmeza com a assistente social Jaqueline Santana às 08h; e Integração Sensorial com a terapeuta ocupacional Julia Oliveira Lima às 13h30.

Outras Notícias