Campanha da Gripe será aberta a toda a população

 Campanha da Gripe será aberta a toda a população

2.000 doses estarão disponíveis em Araxá

 

A partir de segunda-feira, 03 de junho, as doses restantes da campanha nacional de vacinação contra a Gripe estarão disponíveis para toda a população, conforme orientação do Ministério da Saúde. A campanha, que começou no dia 10 de abril e termina nesta sexta-feira (31/05), tem como meta vacinar 90% dos grupos prioritários. Em Minas Gerais, a cobertura vacinal até o momento está em 86,7%, na cidade de Araxá o percentual até quarta-feira (29/05) alcançava 96,24%.

 

Entre os grupos prioritários estão as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, policiais civis, policiais militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

 

A escolha do público prioritário segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

 

Gripe em Minas: em 2019, até o momento, já foram confirmados 56 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causados pelo vírus da Influenza (gripe). Desses casos, quatro evoluíram para o óbito.

Outras Notícias