Campanha busca retorno de alunos que deixaram aulas

 Campanha busca retorno de alunos que deixaram aulas

Objetivo é trazer de volta matriculados para 2019

 

Um quadro que vem se agravando nos últimos anos, o da evasão escolar, tem sido trabalhado pela secretaria de estado de Educação. De acordo com o Censo Escolar 2018, 82 mil estudantes da rede estadual de ensino abandonaram os estudos durante o ano – cerca de 75% deles são do ensino médio. Trazer o aluno infrequente de volta à sala de aula é um dos esforços e, por essa razão, está em curso pela secretaria uma campanha de busca ativa de alunos infrequentes neste ano, para que ainda possam voltar e recuperar o tempo perdido.

 

A partir do lançamento da frequência feito pelos professores da rede estadual de ensino no primeiro bimestre, foi observado que 79 mil estudantes matriculados não tinham frequência constante às salas aulas. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é papel dos estabelecimentos de ensino informar aos responsáveis legais a frequência e rendimento dos alunos, e também a execução da proposta pedagógica da escola. Além disso, ao constatar que estudantes estão infrequentes, as escolas devem notificar o Conselho Tutelar do município para que atue junto às famílias, colaborando, assim, na busca ativa dos estudantes.

 

Após a busca, o aluno que retornar para a escola deverá ter a frequência monitorada por meio dos lançamentos realizados no Diário Escolar Digital. O objetivo da ação é garantir a permanência do estudante na escola. Além disso, serão realizadas intervenções pedagógicas para que ele tenha condições de acompanhar os colegas. Para que a campanha de busca ativa dos alunos infrequentes tenha sucesso, é fundamental que os professores façam cotidianamente o lançamento de frequência dos estudantes. E é isso que está acontecendo em toda a rede estadual de ensino. No primeiro bimestre, foram alcançados os maiores índices já registrados.

Outras Notícias