Câmara Municipal declina veto da prefeitura sobre proibição de fogos

 Câmara Municipal declina veto da prefeitura sobre proibição de fogos

A medida voltou para o Legislativo que acabou derrubando o veto do Prefeito Aracely de Paula por  dez votos a quatro, na reunião desta terça feira.

 

O projeto que proíbe a comercialização de fogos de artifício que causam poluição sonora no município de Araxá e prevê o pagamento de multa para quem não respeitar a lei, foi aprovado em setembro deste ano e encaminhando para avaliação do Executivo que vetou a matéria no mês passado.

De acordo com a vereadora, autora da proposta, Fernanda Castelha, são inúmeros os efeitos nocivos que o barulho causa em pessoas acamadas, hospitalizadas, idosos, autistas, além de animais como cães e gatos devido à sensibilidade da audição. Ainda segundo ela a proibição é tendência em muitas cidades mineiras, e explica que fogos luminosos sem emissão de sons, podem ser utilizados normalmente em qualquer comemoração.

Em Araxá, apenas um estabelecimento comercial é licenciado para a prática. Responsáveis pelo local, explicam que não existem fogos sem emissão de algum tipo de som, que a novidade afeta fortemente a economia, e principalmente a cultura da cidade. Visto que fogos de artifício são utilizados na maioria das festividades tradicionais.

A lei deve entrar em vigor em 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.

Outras Notícias