Cadastro Positivo Compulsório entra em vigor

 Cadastro Positivo Compulsório entra em vigor

40% dos adultos são inadimplentes

 

O sistema instituído pela lei complementar 166 de abril de 2019 prevê o repasse de informações de históricos de pagamentos de consumidores para a rede de liberação de crédito. Agora todos os brasileiros, maiores de 18 anos, e as empresas com CNPJ ativo que realizaram pelo menos uma transação financeira, serão automaticamente incluídos no cadastro positivo de bons pagadores. Nova lei que deve inserir 2 milhões de clientes no banco de bons pagadores do estado de Minas Gerais, injetando um montante próximo de R$ 102 bilhões na economia mineira.

 

Num período de 07 a 10 anos no país esse valor pode chegar a R$ 1,1 trilhão, segundo projeções da Associação Nacional de Bureaus de Crédito (ANBC). A expectativa, com a medida, é reduzir a inadimplência, baixar os juros na tomada de crédito, ampliar a arrecadação aquecendo a economia. Com a medida iniciada esta semana a partir de agora quem for iniciar uma compra ou um relacionamento com uma rede bancária vai precisar passar pela análise de dados armazenados no sistema.

 

De acordo com Itamar Machado, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araxá, o cadastro já é utilizado em lojas e empresas de serviços. O critério de pontuação já tinha sido implantado em plataformas de e-commerce, ganhando agora ainda mais espaço no mercado. Atualmente 40% da população brasileira adulta são inadimplentes, conforme consta nos dados da Serasa, em MG o montante é de 36%.

Outras Notícias