Avaliação mede habilidades dos estudantes

 Avaliação mede habilidades dos estudantes

Reprodução

 

Como forma de auxiliar o planejamento pedagógico das escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) desenvolveu e disponibilizou uma avaliação diagnóstica capaz de medir as habilidades dos estudantes. Os resultados são analisados e, através deles, uma série de orientações são repassadas aos professores sobre a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A SEE destaca que a orientação é feita explorando a necessidade de cada aluno individualmente.

 

Todas as escolas do estado devem enviar os resultados até o dia 13 de março. A Escola Estadual Vasco Santos, em Araxá, vai submeter os alunos à avaliação amanhã e quarta-feira, sendo o primeiro dia para a avaliação de Língua Portuguesa e, o segundo, Matemática. De acordo com a vice diretora da escola, Diva Maria Diniz, “o conteúdo identificado como falho, no caso, aqueles que os estudantes mais errarem na avaliação, serão reforçados ao longo do ano”. Já a Escola Estadual Dom José Gaspar, que acolhe estudantes apenas do Ensino Médio, ainda está definindo as datas, mas, segundo a especialista de educação básica Valéria Castro, a prova provavelmente deve acontecer na primeira semana de março.

 

Cada unidade escolar está livre para aplicar as avaliações na data que for mais conveniente, desde que esteja dentro do prazo. Elas são voltadas para as turmas regulares do 3° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. A avaliação é composta por 20 questões e elaborada a partir da matriz de referência dos anos de escolaridade anteriores, de forma a verificar o grau de desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos no início do ano letivo. O modela da avaliação pode ser acessada no Sistema de Gestão das Avaliações da Aprendizagem – Banco de Itens, que compõe o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).

Outras Notícias