Atendimento ao eleitor será apenas por agendamento

 Atendimento ao eleitor será apenas por agendamento

Reprodução/TRE-MG

 

O atendimento nas unidades da Justiça Eleitoral de Minas Gerais será feito apenas mediante agendamento a partir de segunda-feira, 16/03. A medida foi determinada pela Corregedoria Regional Eleitoral e segue até 08 de abril. A decisão foi tomada em função da grande preocupação frente à transmissão da doença provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). A decisão também levou em conta a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), que passou a considerar o coronavírus como pandemia. A orientação é de se evitar locais com grande aglomeração de pessoas, situação em que há maior possibilidade de contágio de doenças infecciosas, como é o caso em cartórios eleitorais.

 

Diante disso, o Tribunal Regional Eleitora (TRE) também recomenda que os eleitores agendem atendimento somente se precisarem regularizar alguma pendência para poder votar nas Eleições 2020. Em Araxá, esse é o caso para quem necessita alterar endereço e local de votação ou por ter deixado de votar e justificar a ausência em três eleições consecutivas, por exemplo. Lembrando que cada turno é considerado uma eleição. Andreia Aparecida Oliveira, técnica da 17ª Zona Eleitoral de Araxá, destaca que “a biometria ainda não é obrigatória na cidade”, portanto não é necessário que os eleitores façam o registro ainda esse ano.

 

O TRE-MG pede aos eleitores que não têm pendências para evitarem procurar atendimento nas próximas semanas. De acordo com Oliveira, “os últimos dias são sempre muito movimentados, pois as pessoas deixam para verificar a situação do título de última hora e algumas, inclusive, se confundem e acham que a biometria é obrigatória na cidade, já que é assim em cidades próximas”. Isto deve ser evitado neste ano, cujo prazo para o fechamento do cadastro eleitoral acontece no dia 06 de maio. O agendamento de atendimento nas unidades do TRE-MG pode ser feito no site do Tribunal ou pelo Disque-Eleitor (148).

Outras Notícias