Araxá terá delegados na conferência nacional de Saúde

 Araxá terá delegados na conferência nacional de Saúde

Delegação da cidade conta com sete pessoas

 

9ª Conferência Estadual de Saúde tem plenária para votação de propostas. A plenária para votação das propostas para a saúde pública de Minas Gerais abriu o último dia do evento, realizado de 25 a 27 de junho em Belo Horizonte. Na quinta-feira (27/06) 524 delegados se reuniram na capital mineira e definiram as propostas que contribuirão para a elaboração do Plano Estadual de Saúde, que terá exercício de 04 anos. Entre todas as propostas apresentadas, as cinco mais votadas também serão levadas para 16° Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, entre os dias 4 e 7 de agosto.

 

Conferência que contou com a representação de diferentes segmentos, como usuários, trabalhadores e gestores. Mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo evento ao longo dos 03 dias. Para possibilitar a apresentação das prioridades na área da saúde em MG mais de 450 conferências municipais e 10 conferências livres foram realizadas.

 

Na delegação de Araxá, formada por 07 pessoas, 04 delas foram eleitas como delegados e delegadas pela região Triângulo Sul que representarão Minas Gerais na 16ª Conferência Nacional, prevista entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.

 

Foram nomeados: a estudante do curso técnico de enfermagem, Dyulyane Amorim de Alencar, e o agente comunitário de saúde do bairro Abolição, Leonardo Luiz Boaventura – titulares nas categorias usuários e pessoas da comunidade que não são funcionários públicos e trabalhadores, e a estudante do mesmo curso, Jhessi Stefany da Silva Moura e enfermeira responsável pelo setor de planejamento da secretaria municipal de Saúde, Ana Mara Oliveira Martins Quintão – suplentes em pessoas da comunidade que não são funcionários públicos e governo.

 

A 16ª Conferência Nacional de Saúde terá a maior participação social no Brasil. Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento deve reunir mais de quatro mil pessoas em Brasília para traçar, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Outras Notícias