Araxá tem queda de número de passageiros com destino à SP

 Araxá tem queda de número de passageiros com destino à SP

 

O coronavírus fez a sua primeira vítima fatal no Brasil na manhã desta terça-feira, 17/03, na cidade de São Paulo. Os cuidados diante da fácil transmissão do vírus e a gravidade da doença em grupos de risco, como idosos, exigem que várias medidas sejam tomadas. Estas medidas incluem cuidados com a higienização e que seja evitado o contato social. As orientações são dadas pelos órgãos de saúde e estão sendo seguidas pela população, refletindo em vários setores, como no de transporte terrestre de passageiros. Em Araxá, em apenas uma empresa que faz viagens com destino ao estado de São Paulo, o número de passageiros caiu mais de 50% nos últimos dias. A informação é da encarregada de vendas da agência, Silvia Helena.

 

Além da redução do número de pessoas que compraram passagens, também foi registrado por Silvia o aumento dos casos em que o passageiro desiste da viagem. “Apenas ontem nós tivemos 28 desistências”, conta. Um dia considerado atípico desde que os casos de coronavírus aumentaram no país foi justamente esta terça-feira, 17/03. “Muitas pessoas comparam as passagens e estão vindo de São Paulo após a notícia da morte de uma pessoa”, explica Silva, que acredita que a motivação é o medo de ser contaminado.

 

As viagens de ônibus no país são regulamentadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e devem seguir suas orientações. A recomendação atual é que as empresas adotem medidas preventivas sugeridas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As medidas devem ser aderidas tanto internamente quanto na prestação de serviço aos passageiros. A Agência ainda orienta que as empresas reforcem a higienização dos ônibus, redobrem a atenção quanto à disponibilidade de água e sabão nos sanitários dos veículos e disponibilizem álcool  em gel em locais de atendimento no embarque.

 

Sobre isso, Silvia Helena explica que a empresa está distribuindo máscaras somente aos funcionários, mas que é efetiva por apenas duas horas. Já o álcool em gel está sendo disponibilizado aos passageiros através de um frasco afixado na parte da frente de todos os ônibus, junto ao motorista. Outra empresa de transporte da cidade está facilitando a remarcação ou devolução do bilhete de passagem sem taxa para as viagens do dia 16 ao dia 27 de março.

Outras Notícias