Araxá tem 90 autistas diagnosticados pela rede pública de saúde

 Araxá tem 90 autistas diagnosticados pela rede pública de saúde

OMS estima que 1 a cada 16 crianças tenha o transtorno

Roda de Conversa e Caminhada na programação do grupo A&+ de pais de crianças diagnosticadas com autismo em Araxá. Na grade de atividades os desafios e conquistas alcançadas na cidade. As atividades que celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo começaram na sexta-feira (29/03) e seguem até a noite desta terça-feira, 2 de abril.

 

Para o autista o mundo pode ter cores e formas diferentes, filosofia que é passada por quem convive com uma criança que tenha o Transtorno do Espectro Autista, TEA. Eloá Alves dos Santos faz parte do grupo de dezenas de mães que abandonaram a profissão para dedicar exclusivamente ao filho de 6 anos.

 

“Acolhimento escolar é o maior desafio, porque as crianças passam boa parte do dia delas na escola. É preciso ter profissionais que compreendam as necessidades, com currículo adaptado, e até o funcionamento do organismo dessa criança”, relata a mãe, que também é enfermeira.

 

Apesar de frequente é necessário que todos os envolvidos com a causa estejam em dia com esse assunto. A Organização Mundial da Saúde, OMS, calcula que 1 a cada 160 crianças tem autismo. Somente na rede pública em Araxá são acompanhadas, após diagnóstico, 90 pessoas, entre adultos e crianças.

 

Exemplificando, o autismo é uma espécie de pane do desenvolvimento neurológico que manifesta ainda na infância e não tem cura. A vivência dos integrantes e profissionais que atuam do grupo A&+ é compartilhada com a comunidade através das atividades desenvolvidas.

Nesta terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma palestra será ministrada pela médica Karina Kleto com o tema “Os desafios atuais para o Autismo”, às 19h, na avenida Ministro Olavo Drummond, 05, bairro São Geraldo. Os organizadores pedem a colaboração de qualquer quantia de copo descartável, papel higiênico, detergente ou desinfetante que será doado para a FADA.

Outras Notícias