Araxá na lista de escolas à serem reformadas

 Araxá na lista de escolas à serem reformadas

 

A segunda etapa do programa Mãos à Obra na Escola libera R$ 28,7 milhões em investimentos onde serão reformadas 210 escolas públicas estaduais em 137 municípios de todas as regiões mineiras. Entre as cidades próximas à Araxá, serão completadas: Araxá, Cruzeiro da Fortaleza, Patos de Minas, Patrocínio e São Gotardo. A iniciativa foi lançada na sexta-feira (27/09) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. As instituições de ensino selecionadas nesta etapa foram escolhidas por critérios técnicos de ponderação de urgência e criticidade. São instalações que necessitam de obras emergenciais, como construção de muros, reforma de telhados, banheiros, cozinha, refeitórios, rede elétrica, reforço estrutural de salas de aula, substituição de portas e reforma geral de instalações.

 

Na primeira etapa do programa, que ocorreu em maio deste ano, foram liberados R$ 21 milhões para intervenções em 132 escolas de 92 municípios. Até o momento, o programa já contemplou 229 municípios e 342 escolas. “As medidas que estamos tomando, com certeza, vão nos possibilitar fazer mais no futuro. Uma prova de que estamos caminhando no rumo certo é que todo mês alguma coisa é regularizada no governo. Em fevereiro, nós conseguimos regularizar os repasses às prefeituras. Há um mês, conseguimos regularizar o abastecimento de medicamento de uso contínuo para a rede pública do estado”, destacou o governador.

 

Por fim, ele lembrou a importância do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o estado. “Nós vamos encaminhar, nas próximas semanas, à Assembleia Legislativa, a proposta que vai propiciar a Minas Gerais a adesão ao RRF, que é necessário. Por mais que venhamos reduzir despesas, não é suficiente para equilibrar as contas. Nós precisamos da ajuda do Tesouro Nacional”, ressaltou. A secretária de Educação, Julia Sant’Anna, reconheceu os esforços do Executivo e do Legislativo mineiro para a execução do Programa Mãos à Obra na Escola. Segundo ela, é importante destacar que os recursos para a execução do programa já estão disponíveis no Tesouro do Governo do Estado, e que o programa é parte do projeto de priorização da Educação em Minas. “Recorrentemente, recebemos a visita dos deputados preocupados com o andamento das tão esperadas reformas. Então, é muito importante, também, reconhecer a luta de cada um de vocês”, observou.

Outras Notícias