Abaixo-assinado pede reforma da Igreja São Sebastião

 Abaixo-assinado pede reforma da Igreja São Sebastião

 

Os católicos fiéis de São Sebastião elaboraram um abaixo-assinado solicitando ao prefeito de Araxá, Aracely de Paula, que medidas sejam tomadas em relação à reforma da Igreja. Fechada desde 2016, a Igreja de São Sebastião vem se deteriorando pelas chuvas e mofo, segundo o pároco Elcimar Benedito da Silva. A primeira proposta de reforma apresentada ao órgão responsável foi rejeitada. O pedido da comunidade é que um novo projeto seja elaborado o quanto antes.

 

De acordo com Silva, o abaixo-assinado foi criado pela paróquia durante a festa de São Sebastião, que aconteceu em janeiro. “A iniciativa desse abaixo-assinado é justamente pelo fato de ser um documento, para que a gente possa estar seguro dentro dessa realidade, e para ser encaminhado à prefeitura”, explica. Ainda de acordo com ele, o próprio fechamento da Igreja provoca a deterioração do telhado e da madeira em si, realidade que vai se agravando ao longo do tempo.

 

A Igreja foi fundada em 1804 e completa 216 anos em 2020. Já passou por duas reformas, uma em 1990 e outra em 1997. É a Igreja mais antiga da cidade e um dos principais patrimônios históricos da região. Foi tombado pelo Iepha  e registrado na categoria de ‘bem móvel’ da primeira metade do século XIX pelo decreto de n° 19.908 de 22 de maio de 1979. A Igreja fica localizada na região central da cidade, na avenida Vereador João Sena. Enquanto permanece fechada e sem previsão de reforma, as atividades paroquiais são realizadas em outros locais da cidade.

Um dos riscos do abandono da Igreja é o de desabamento.

Outras Notícias